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Embora muitos cristãos ridicularizem o estudo da filosofia, alegando que o apóstolo Paulo, em Colossenses 2:8*, adverte contra tal estudo, Gordon Clark protestava. Na realidade, o dr. Clark afirmava que a fidelidade à Palavra de Deus demanda nosso estudo da filosofia. Em Colossenses 2:8, Paulo não está advertindo a igreja contra a filosofia per se, mas contra a filosofia não-cristã. O apóstolo está ordenando-nos a estudar uma filosofia “de acordo com Cristo.”** O estudo da filosofia (philosophia, “o amor da sabedoria”) não é apenas para eruditos. É para todos que amam a Cristo, que é a “Sabedoria de Deus” encarnada. O dr. Clark escreveu: “Filosofia não é o amor do conhecimento, mas o amor da sabedoria. Embora a sabedoria seja um tipo de conhecimento… existe uma distinção entre as duas, como sugerido em 1 Coríntios 12:8. Nem todo conhecimento leva à bem-aventurança; a sabedoria sim.”***

Durante a sua carreira, o dr. Clark publicou inúmeros ensaios sobre as várias sub-disciplinas da filosofia: metafísica, ética, política e epistemologia. O principal pensamento articulado por todos esses escritos é que sem a Escritura, uma filosofia logicamente consistente não é possível. A revelação é necessária para uma cosmovisão consistente, isto é, verdadeira. A Bíblia somente, não a lei natural, a tradição ou a opinião humana, é a fonte da verdade.**** Teologia e filosofia, então, andam de mãos dadas. A teologia é a rainha das ciências, e a filosofia é a sua criada.

Fonte: The Scripturalism of Gordon H. Clark, W. Gary Crampton, Trinity Foundation, p. 80-1.

* “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.
** Gordon H. Clark, Colossians, sobre 2:8
***Gordon H. Clark, Essays on Ethics and Politics, 60.
****Veja especialmente An Introduction to Christian Philosophy, A Christian View of Men and Things, A Christian Philosophy of Education, Three Types of Religious Philosophy.

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