Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Com a ascensão do mercado móvel e o aumento do número de acessos de sites a partir de celulares e smartphones, é importante disponibilizar um layout alternativo no seu WordPress para que os visitantes naveguem sem problemas nas pequenas telas dos aparelhos. Nessa linha, apresentaremos para você o WPtouch, um plugin simples e personalizável que exibe uma interface leve para usuários móveis.

Aprenda a implementar este plugin em seu site e disponibilize um tema mobile para os seus usuários seguindo o passo a passo do TechTudo.

Passo 1. Instale o WPtouch no seu WordPress. Para isso, acesse o seu painel de administração e entre em “Plugins” > “Adicionar novo”. Procure por “WPtouch” e clique em “Instalar agora”. Se preferir, acesse a página do WPtouch.

Passo 2. Ative o plugin e acesse o menu do WPtouch, em “Configurações” > “WPtouch”.

WPtouch (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
WPtouch (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 3. Agora personalizaremos seu WPtouch. Na página de configuração do plugin, edite dados básicos, como o nome do site (Site Title), categorias indisponíveis para usuários móveis (Excluded Categories) e mensagem de rodapé (Footer Message). Você também pode escolher quais dados estarão disponíveis na listagem de posts, como nome do autor, categorias, tags e resumo.

Passo 4. Na categoria “Style & Color Options”, é possível selecionar a fonte e as cores do seu blog, inclusive o plano de fundo. Infelizmente só é permitido escolher um dos seis fundos pré-definidos pelos desenvolvedores do plugin.

WPtouch no Android (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
WPtouch no Android (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 5. EmAdSense, Stats & Custom Code”, insira o código de estatísticas de tráfego do serviço que você utiliza (geralmente o Google Analytics). Isso permitirá que o serviço rastreie os usuários que acessam o seu WordPress no tema mobile, o que é ótimo para você ter uma ideia do retorno que o plugin está dando para você.

Passo 6. Após fazer todas as alterações necessárias, clique no botão “Save Options”. Seu blog está pronto para ser acessado por visitantes de celulares e smartphones!

Techtudo Dicas e Tutoriais: Desenvolvimento

Anúncios