Tags

, , , , , , ,

Se por um lado as redes sociais que a principio seria oferecer a oportunidade de aproximar as pessoas reencontrar amigos ou familiares que a muito não vemos ou que até estão distantes, essa ferramenta que nos aproxima dos que moram a centenas de quilômetros ou até em outros países, se essa é a finalidade das redes sociais elas cumprem esse papel de forma surpreendente, a cada dia surge uma nova “febre” na internet. Quanto mais check-ins se da mais popular se fica, quanto mais pessoas no facebook mais “sociável” parece ser o individuo. Nisso nos prendemos ao que justamente as redes sociais tem como finalidade socializar através da rede, através da internet.

Se não precisamos mais sair de casa pra conhecer milhões de pessoas, se consigo ganhar dinheiro sem sair de casa, se faço compras sem sair de casa, se assisto ao culto da igreja que frequento ao vivo pela internet, como chamar isso de socialização?? Se socialização é ato ou efeito de socializar e se socializar é tornar social, reunir em sociedade, adaptar-se à vida em grupo, como posso dizer que estamos em sociedade se somos cada um uma ilha?? Social diz respeito sociedade que remete a vida em grupo, não ao convívio virtual em grupo.
Como posso chamar “rede social” aquilo que esta causando um estado de total isolamento voluntário. Não isolamento imposto como cárcere, ou privação da liberdade , pior ainda isolamento social voluntário, a dessocialização voluntária ou autoprivação da liberdade, autoconfinamento não imposto mais voluntário.

Perder ou abdicar das características comportamentais adquiridas por conta do convívio em sociedade é o que chamo de “rede social”, a dessocialização é isso que faz das “redes sociais” disso um grande negócio.

Paz e bem

Sebah Junior

Meus sites:
http://www.microploft.com.br
http://www.consultoriajr.com

Anúncios