Tags

, , , , , , ,

 

Micro-organismos em 3D.

Em um raro exemplo de onde o 3D tem potencial para ser algo mais do que um mero gerador de dores de cabeça, pesquisadores da Agência de Tecnologia e Ciência do Japão desenvolveram o primeiro microscópio eletrônico de varredura capaz de capturar imagens 3D em tempo real.

Criar imagens 3D microscópicas com um microscópio eletrônico não é uma ideia nova, mas até então a técnica exigia que fotos separadas fossem tiradas após o microscópio ser levemente movido, simulando os pontos de vista de um par de olhos. Ou seja, estava longe de ser em tempo real. Essa técnica nova, porém, usa uma “lente” eletromagnética que consegue inclinar levemente o feixe de elétrons quando ligada, criando instantaneamente as imagens em paralaxe dos olhos esquerdo e direito.

O único contra é que as imagens produzidas têm uma resolução mais baixa que aquelas feitas com a técnica tradicional. Mas poder analisar células e outros micro-organismos em 3D e em tempo real pode dar aos cientistas a oportunidade de observar seus comportamentos de forma única e oferecer informações importantes sobre como eles funcionam. Então a perda na resolução pode não ser, afinal, necessariamente uma coisa ruim. [Tech-Oh!]

Gizmodo Brasil

Anúncios