Tags

, , , , , ,

A Mozilla está adotando, mesmo contra sua vontade, o formato de vídeos H264 em seus produtos. Em publicação no blog oficial Lizard Wangler, Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation, comunicou que a companhia decidiu adotar este procedimento devido à evolução dos vídeos na Internet e em dispositivos móveis na atualidade.

Firefox vai ter suporte a novo formato de vídeos (Foto: Reprodução) (Foto: Firefox vai ter suporte a novo formato de vídeos (Foto: Reprodução))Firefox terá novo formato de vídeos (Foto: Reprodução)

Brendan Eich, CTO da Mozilla, fez uma breve explicação sobre as principais razões para a empresa realizar esta modificação e passar a utilizar um conceito contra o qual ela lutou por muito tempo. Em post publicado no site “Hacks”, da própria Mozilla, Brendan explica que o Google e a Adobe, nos últimos anos, vinham anunciando que iriam auxiliar a empresa na implantação de novos codecs de vídeo, como o VP8 e o Thora, apesar de saberem da importância do H.264 na Internet.

No entanto, essas mudanças não aconteceram. Ou seja, o formato sempre defendido pela Mozilla, com os novos codecs ficou “sem pai nem mãe”. Com isso, a própria empresa teve de se render à corrente. Afinal, os navegadores de desktop e móveis (principal alvo da empresa no momento) são compatíveis com o H.264 e não vão abandonar este formato tão cedo – porque ele usa muito menos bateria do que codecs alternativos e, também, porque as patentes utilizadas nos formatos são lucrativas para as companhias.

Com a mudança, as próximas versões do Mozilla Firefox, tanto para desktop como para Android, terão suporte total ao H.264. Segundo os executivos da Mozilla, contudo, esta é uma alternativa a curto prazo. Eles não irão parar de tentar desenvolver novos codecs e promover conteúdos mais livres e inovadores na web. Em seu post, Brendan Eich resume o sentimento da empresa na última frase do texto. “Nós não vamos desistir, nem nos render, nunca”.

Via Mozilla

Techtudo

Anúncios