Tags

, , , , ,

Cientistas do Fermilab (acelerador de partículas localizado nos Estados Unidos) estão pesquisando um novo método de conexão que pode revolucionar as comunicações. Segundo os pesquisadores, a promessa é conseguir uma rede extremamente mais veloz que as atuais através do uso de neutrinos, partículas subatômicas altamente elusivas, que raramente interagem com a matéria e que se movem à velocidade da luz.

Cientistas do Fermilab testam com sucesso uma Internet via neutrinos (Foto: Reprodução)Cientistas do Fermilab testam com sucesso uma Internet via neutrinos (Foto: Reprodução)

Em um dos experimentos divulgados para a comunidade científica, a equipe demonstrou um teste onde foram capazes de transmitir informações via corrente de neutrinos. Essas partículas subatômicas foram capazes de fazer a informação viajar num espaço de 240 metros. A corrente atravessou, de ponta a ponta, um bloco de rocha sólido.

Para alcançar o feito, os cientistas fazem uso do acelerador do Fermilab e disparam uma corrente de neutrinos. Na outra ponta do experimento, um detector recebe a corrente e registra valores binários para cada partícula. Se a partícula atinge o detector, o valor é 1. Se não, 0. Assim, os cientistas conseguiram enviar a mensagem “neutrino” por meio da rocha.

Neutrinos podem escapar da rocha porque são entidades bem particulares. Possuem carga elétrica neutra, quase zero massa e viajam perto da velocidade da luz. Pelo fato de não possuírem massa relevante e carga elétrica, os neutrinos dificilmente interagem com a matéria. Isso explica por que, a cada segundo, 65 bilhões de neutrinos cruzam cada centímetro quadrado da Terra. Eles são expelidos pelo Sol e atravessam a Terra a todo instante.

Em tese, nada impede o Fermilab de disparar mensagens assim para a Austrália, cruzando o centro da Terra. Tudo que é necessário, é um detector alinhado no outro lado do mundo. Por exemplo, em vez de mandar dados por 16 mil quilômetros de cabos pelo mundo, bastaria cruzar 12 mil km para atravessar o planeta.

Via Extreme Tech

Techtudo

Anúncios