Tags

, , , , , , , ,

Foblet é um termo usado para representar um aparelho que tenha tela grande e que use funções de smartphone, porém, não sem ter tamanho suficiente para ser considerado um tablet. O nome vem da junção das palavras ‘fone’ e ‘tablet’.

Esse tipo de equipamento é uma nova tendência no mercado de dispositivos móveis, e pretende atender a demanda de pessoas que precisam ter um smartphone com uma tela maior para fazer anotações e consultas, mas não desejam carregar um tablet e um smartphone ao mesmo tempo.

Samsung Galaxy Note (Foto: Reprodução)Samsung Galaxy Note (Foto: Reprodução)

Entre os principais representantes dessa nova categoria de hardware estão o Galaxy Note, da Samsung, o Optimus Vu, da LG, e o Eluga Power, da Panasonic.

O Optimus Vu e o Eluga Power foram lançados na Mobile World Congress 2012, enquanto que o Galaxy Note já tem algum tempo que está na estrada, sendo, inclusive, vendido no Brasil. Foi o Galaxy Note o responsável por inaugurar este segmento.

Panasonic Elugar Power (Foto: Reprodução)Panasonic Elugar Power (Foto: Reprodução)

Em comum, está o fato de que todos eles rodam Android, ainda que em versões diferentes. O Samsung Galaxy Note e o Optimus Vu vêem com o Android 2.3 (Gingerbread), já o Eluga Power traz embutido o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

O Optimus Vu tem funcionalidades bastante parecidas com as do Galaxy Note: aplicativos de produtividade, captura de telas para anotações com tecla dedicada e caneta stylus. Na tabela abaixo você pode ver mais detalhes sobre esses três aparelhos:

Fabricante Samsung LG Panasonic
Modelo Galaxy Note Optimus Vu Eluga Power
Processador 1,4 GHz (dual-core) 1,5 GHz (dual-core) 1,5 GHz (dual-core)
Tamanho da tela 5.3? 5? 5?
Armazenamento interno 16 GB 32 GB 8 GB
Peso 178 g 168 g 133 g
Dimensões 147 x 83 x 9.7 mm 139.6 x 90.4 x 8.5mm 136 X 70 X 9,6 mm
Sistema Operacional Android 2.3 Android 2.3 Android 4.0
LG Optimus Vu (Foto: Reprodução)LG Optimus Vu (Foto: Reprodução)

 

Como veio primeiro, o Galaxy Note está na frente dos outros nessa categoria e por isso, hoje é uma referência para os concorrentes. Resta saber se esse tipo de equipamento conseguirá manter seu lugar ao sol, pois mesmo tendo seu nixo de mercado, ele ainda concorre com os smartphones e tablets separadamente, que ainda tem maior preferência juntos aos consumidores.

Techtudo Artigos

Enhanced by Zemanta
Anúncios