Tags

, , , ,

Uma das preocupações dos internautas é descobrir como identificar um computador “zumbi” da Botnet. Pensando nisso, o TechTudo preparou este artigo para tirar algumas dúvidas correntes e dá algumas dicas de prevenção.

O simples fato de estar conectado à Internet faz do usuário uma vítima em potencial. Um hacker secretamente pode se infiltrar no computador e usá-lo para conduzir atividades ilegais, e, assim, tornar o computador um “zumbi” da sua Botnet.

Para infectar um computador, o hacker precisa primeiro enviar um arquivo malicioso, seja por meio de e-mails, redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) ou até mesmo via websites. Tudo isso disfarçado com um nome ou extensão de arquivo diferente.

Se o seu computador se tornar parte de um botnet, ele poderá ficar lento, reduzir o desempenho e travar constantemente, inclusive os acessórios periféricos. Mas isso não quer dizer muita coisa, uma vez que não é possível encontrar os arquivos maliciosos, pois eles estão bem escondidos e camuflados em arquivos do seu sistema. O melhor é ficar em alerta, principalmente se você começar a receber notificações de e-mails devolvidos de pessoas estranhas.

compzumbiBotnet  (Divulgação)

Previna-se

Uma das prevenções mais indicadas contra as redes Botnet é realizar uma varredura periódica no computador, com a versão mais atualizada do antivírus, antisspyware e antimalware. Sobretudo, manter o firewall ativado para detectar qualquer problema. Manter-se em dia com as atualizações do sistema operacional também é indicado.

Além disso, é importante evitar sites suspeitos, usar senhas seguras (não usar a mesma senha para múltiplas aplicações), não clicar em nenhum arquivo desconhecido, não realizar downloads pouco confiáveis, bem como não clicar em anexos ou links de mensagens, mesmo sendo das redes sociais ou e-mail.

As prevenções, no entanto, não garantem total segurança. Atualmente, os hackers estão atentos a estas dicas de segurança e cada vez mais criam novos recursos para os internautas clicarem em seus trojans. Um exemplo atual são os anúncios ou propaganda em sites pop-up, que incluem um botão “Não, obrigado” ou “No Thanks”. Quando o internauta clica sobre eles, ao invés de fechar a propaganda, ele executa um arquivo malicioso e em alguns segundos o computador está prestes a se tornar um "zumbi", controlado remotamente e capaz de infectar diariamente a Internet com milhares de mensagens de spam.

Procure um suporte técnico ou formate o PC

Se depois de executar todos os seus recursos de proteção e segurança, você ainda perceber ações estranhas no seu computador, procure um suporte técnico ou formate a sua máquina. Além disso, não se esqueça de, quando for realizar o backup, fazer uma varredura completa nos arquivos armazenados.

Techtudo Artigos

Anúncios